quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Vencedora do Especial do Júri fala sobre o prêmio

O recém-entregue Especial do Júri da primeira edição do Prêmio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo, em solenidade realizada no dia 23 de setembro no SESC de São José do Rio Preto (SP-Brasil), não contou com a presença física de sua vencedora, a jornalista portuguesa Ana Sofia Fonseca, ou qualquer membro da equipe que produziu e veiculou a série especial “O meu nome é Portugal", porque, o mar andou revolto nos últimos tempos tanto lá quanto cá.
“Os trabalhos enviados pela SIC demoraram a chegar e quando aportaram em São Paulo foram escolhidos pela alfândega para o pagamento de taxas de importação!”, disse a coordenadora da Comissão Julgadora do Prêmio, Daniele Gonçalves Jammal, que destacou: “detectado o problema, e apenas com esse lote de trabalhos internacionais, tentamos negociar com os Correios que nos informou tratar-se imposição da legislação brasileira, da Receita Federal. Ligamos para pessoas em vários órgãos de governo e como nada havia sido resolvido ou com perspectiva para tal, iniciamos o trabalho de localização das colegas, em processo que demorou e contou com apoio de vários contatos em Portugal”.
Assim, e conforme ainda relata Jammal, “pedimos que fosse, então, enviado o material (ficha de inscrição) por internet e o video por link no youtube, mas, dias depois, e antes da reunião dos jurados, foi possível receber o material dos Correios, sem qualquer custo (depois é que ficamos sabendo que a empresa prestadora de serviços internacionais de correios, Fedex, havia recebido a taxa exigida pela Receita Federal brasileira da própria SIC, emissora de televisão onde trabalham as colegas que se inscreveram no Prêmio”.
O resultado todo o mundo já sabe. Os jurados consideraram os trabalhos das colegas portuguesas “de primeira grandeza”, com produção bem cuidada em todo o processo de construção da série vencedora. Aliás, foi assim que, por unanimidade, o corpo de jurados escolheu o melhor dentre os melhores nas várias categorias de excelentes trabalhos (impressos, eletrônicos, imagens e sonoros).
E, assim, com a oportunidade de ser avaliado pela Comissão Julgadora, esse trabalho de equipe - liderado por Ana Sofia Fonseca - mereceu o Especial do Júri. Ana Fonseca disse em seu e-mail pós-prêmio, “… parece que o Atlântico andou meio revolto... Que confusão com a correspondência! Nós não percebíamos o que se passava, pois na ficha de inscrição iam os nossos contactos. Somente agora, com o seu e-mail, entendo o que aconteceu. ....Enfim o que importa é que tudo acabou por se resolver! Toda a equipa, e muito em particular o João Sabadino Portugal, ficou muito contente!”

A JORNALISTA

Atualmente, Ana Sofia Fonseca é colaboradora da SIC, onde tem realizado várias reportagens. Assinou o programa “Histórias Com Gente Dentro” e agora o programa “O Meu Pequeno Mundo”. Tem também colaborado com o jornal “Expresso”, a revista “Sábado”, a revista “Egoísta” e o jornal “Diário Econômico”.
Começou a trabalhar em 1999, no jornal “A Capital”, e integrou a equipe de veículos de comunicação como a revista “Grande Reportagem” e o semanário “SOL”.
A maioria das suas reportagens aborda temas sociais e se conduz, conforme ela própria destaca, “pela ideia de que toda gente tem uma boa história para contar”. E, nessa perspectiva tem contado histórias não só de Portugal quanto de Angola, Brasil, Quênia, Timor-Leste, Bolívia, Peru, Moçambique, Cuba, Estados Unidos da América…
Algumas das suas reportagens foram distinguidas pelo Prêmio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença. Recebeu também o prêmio Jornalismo Direitos Humanos e Integração da Comissão Nacional da UNESCO e do Gabinete dos Meios de Comunicação Social. Ainda o Prêmio Gazeta, a mais prestigiada distinção do jornalismo português. Esteve também na lista dos finalistas, na categoria de documentário, no Festival de Televisão de Monte Carlo 2011 e no Doc Miami 2010.
É autora dos livros Barca Velha – Histórias de Um Vinho e de Angola, Terra Prometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário